quinta-feira, 9 de julho de 2009
sábado, 31 de janeiro de 2009
PARAISO PERDIDO
PARAÍSO PERDIDO
Paraíso Perdido, verdadeiro patrimônio da natureza de exuberante beleza cênica, localizado em um vale cortado pelo ribeirão Quebra Anzol, com "canyons", 18 piscinas naturais e 8 quedas de águas límpidas e cristalinas, que correm sobre pedras de quartzito predominantemente branco, numa região de cerrado próxima e com as mesmas características da Serra da Canastra.
sexta-feira, 30 de janeiro de 2009
MURO DE PEDRAS
CAPÃO DO FORRO
Capão Forro:
Conjunto de cachoeiras e piscinas naturais ao pé da serra, a 5 km de São Roque de Minas. Acesso a partir da estrada do Parque Nacional, portaria 1.
A área engloba 2 fazendas e há 2 trilhas principais: a que leva à Cachoeira do Mato e a Trilha da Picareta, que leva ao camping do mesmo nome, na Fazenda do Chico Chagas. Há outras duas cachoeiras mais próximas, de fácil acesso a partir da entrada principal. É o lugar mais freqüentado depois do Parque Nacional e em feriados às vezes fica cheio demais.
sábado, 24 de janeiro de 2009
VILAREJO
São João Batista da Serra da Canastra é um arraial de apenas 1100 moradores (incluindo zona rural) onde é preciso esquecer o conforto da cidade para entrar no clima: só existe uma única opção de hospedagem , não há restaurantes estruturados, nem farmácia ou posto de gasolina. Em compensação, sobram hospitalidade e atrações naturais: as cachoeiras mais próximas ficam a menos de 500 metros, uma de cada lado do povoado. E a entrada do Parque Nacional está logo ali, mil metros à frente. Através do Parque você pode conhecer a Cachoeira do Fundão, a 17 km, considerada uma das mais bonitas de toda a Serra da Canastra, e rodando um pouco mais, vai chegar à parte alta da Cachoeira Casca D´Anta (28 km) e à nascente do Rio São Francisco (35 km). Importante lembrar que para quem já chegou até a nascente do rio São Francisco, vale a pena conhecer e se hospedar em São Roque de Minas (14 km adiante), cidade com boa infra-estrutura e base para outros passeios importantes da Canastra, como a parte baixa da Cachoeira Casca D´Anta, a Reserva Natural da Cachoeira do Cerradão e o complexo de cachoeiras do Capão Forro.
Distâncias das capitais
- São Paulo (SP): 630 km
- Rio de Janeiro (RJ): 754 km
- Belo Horizonte (MG): 310 km
- Brasília (DF): 1740 km
- Salvador (BA): 748 km
- Porto Alegre (RS): 1796 km
NASCENTE RIO SÃO FRANCISCO
CACHOEIRA FUNDÃO
Cachoeira do Fundão:
Localizada em área particular a 52 km de São Roque de Minas, a cachoeira do Fundão destaca-se pela beleza do conjunto: as águas límpidas do rio Santo Antonio despencam de uma altura de 80 metros diretamente numa piscina natural de forma arredondada, que recebe sol praticamente o dia todo. Uma enorme pedra que desponta da água próximo à borda da piscina serve de trampolim.
Para chegar à cachoeira, é preciso percorrer boa parte do Parque Nacional pela estrada principal e depois um caminho secundário não sinalizado. O percurso todo tem conservação precária, especialmente os últimos 10 km, e só deve ser feito em veículos 4 x 4.
CURRAL DE PEDRAS
É uma boa amostra de uma das tradições mais notáveis da Canastra: os muros de pedra construídos sem argamassa. Nesse caso, as pedras constituem um imenso e bem preservado curral de formas arredondadas e com dois ambientes, construído para manejo do gado. É um muro "drobado" (dobrado), com imensos blocos de pedra arrastados com a ajuda de carros de bois. Preste atenção à parte menor e mais redonda do curral, de construção perfeita, e aos interessantes mourões de pedra na entrada dele. Outro detalhe é o aproveitamento de um muro natural que economizou pedra e mão-de-obra na construção do curral.
Também conhecido como Retiro dos Posses (nome de família dos antigos proprietários), o Curral de Pedras é o que restou de um antigo "retiro", fazenda de uso temporário, geralmente no verão, quando o gado de leite era levado das partes mais baixas da serra o chapadão, planalto que caracteriza o alto da serra, onde desfrutava de melhores pastagens. Devido à destacada altitude em relação ao chapadão, o Curral de Pedras também é ótimo local para observação do pôr-do-sol.
Assinar:
Postagens (Atom)